quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Relato: luzes, 18.01.2015

Olá, amigos! Segue um relato que fiz para a página Ufologia Taubaté. Ela se destina ao tema ufológico no Vale.


Na tarde de 18 de janeiro, domingo, duas luzes ficaram visíveis no céu até o pôr do sol. Estava conversando no quintal de uma residência em Taubaté quando percebi uma luz branca forte como um planeta e que pareceia ter outra menor ou mais fraca bem próxima. Tendo conhecimentos de astronomia, não esperava ver nenhum planeta naquela posição. Segundos depois, percebi outra. Esta não parecia ter uma luz menor. Sendo profissional de aviação, descartei rapidamente a possibilidade de tratarem-se de aeronaves. Com o passar de minutos notei que elas não acompanhavam o movimento aparente da abóbada celeste, permacendo "fixas". Percebendo que elas poderiam ficar lá por tempo suficiente, achei que talvez pudesse montar meu telescópio para tentar observar detalhes. Infelizmente, ela começou a esmaecer antes que eu terminasse. Elas sumiram de vista enquanto eu as procurava com o instrumento.
(Haveria alguma relação com a ilumunação natural do Sol, tendo sumindo quando o Sol se pôs?)
Uma conhecida tentou tirar fotos com o celular, mas mal era possível perceber o ponto luminoso.
Nos dias seguintes, procurei por explicações. Já não achava provável serem satélites. Já observei satélites: sua superfície reflexiva permite observá-los contra o Sol quando o astro está baixo no horizonte. Mas, eles "passam" pelo céu. Anda assim, procurei e nenhum satélite se encaixa na definição.

Na reunião de 31 de janeiro, mencionamos estas luzes e fiz meu relato. Recebi um relato na página também - muito curto, apenas mencionando que "viu luzes" e procurando informações.

Alguém viu algo semelhante? Teorias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.